Parceiro da Ecovila São José apresenta nossa experiência em premiação na Austrália
Por Gustavo Martins*
Minha jornada na área de Permacultura e Ecovilas se iniciou em 2007 com o projeto de conclusão do curso de Engenharia Ambiental, que identificou os atributos necessários para a Comunidade São José ser classificada como uma Ecovila, de acordo com os padrões estabelecidos pela Global Ecovillage Network (GEN).
Esse projeto evoluiu através de uma Publicação na Inglaterra em 2015, fruto do trabalho coletivo dos autores Gustavo Martins, Leopoldo Gerhardinger, Alexandre Moreira, Cristiana Simão Seixas e Cristian Curti. Foi produzido um capítulo do livro Ecocultures: Blueprints for Sustainable Communities, intitulado Social-ecological resilience at Sao Jose Ecovillage – south Brazil, onde a Ecovila São José é apresentada como um bom exemplo de Comunidade resiliente. Essa característica se deve ao fato de ter um grupo coeso com mais de 30 anos de existência, com ações práticas para se tornar um pouco mais sustentável a cada ano, nas esferas Ambiental, Social e Espiritual.
Estive na Austrália entre 2018 e 2019, estudando e vivenciando a ecologia na prática, em um curso técnico de Permacultura com dois anos de duração, aproveitando a oportunidade de ter recebido uma bolsa de estudos do governo australiano
Durante o curso fui selecionado para participar da cerimônia de premiação dos alunos de destaque do ano no país. Eu compartilho com vocês que nesse tipo de cerimônia eles pedem para um aluno fazer a principal apresentação da noite, e eu, um aluno brasileiro, fui pré-selecionado com base nos resultados apresentados no meu curso, para fazer a apresentação. Aproveitei a oportunidade para me posicionar como um representante da Ecovila São José, colocando uma palavra amiga, positiva e verdadeira a fim de divulgar a nossa experiência comunitária na Austrália, literalmente do outro lado do mundo.
E é com muita alegria no coração que nessa cerimônia eu fui reconhecido e premiado como o aluno internacional de destaque entre todos os cursos técnicos da Austrália do Estado de New South Wales (estado mais populoso do país onde está Sydney). Na conquista deste prêmio, participaram todos os alunos internacionais de todas as áreas de conhecimento oferecidas nos cursos técnicos da Austrália, e para mim foi uma honra poder representar o Brasil e a Ecovila São José falando sobre um tema tão relevante como Agricultura Regenerativa, Comunidades e Sustentabilidade.
*Gustavo é parceiro da Ecovila São José desde 2006, e no São João deste ano completará 14 anos de fardamento na linha do Santo Daime. Também é membro dos Conselhos da Busca de Visão e da da Dança do Sol, do Fogo Sagrado de Itzachilatlan.
TCC Gustavo Martins