Planejamento Participativo inicia na Ecovila

Planejamento Participativo inicia na Ecovila

No dia 28 de abril, aconteceu o Primeiro Encontro Regional do Planejamento Participativo da Ecovila São José. Neste encontro foi realizada a Caracterização da Realidade com duas famílias. Ao longo do mês de abril e maio serão feitos os encontros regionais de modo a ouvir de forma IGUALITÁRIA como as(os/es) sócias(os/es) e moradoras(es) da Ecovila enxergam a nossa realidade HOJE.

Fique ligada(o/e) quando será a data do encontro da sua região, sua participação é MUITO importante!

Nas próximas etapas iremos nos reunir novamente para olharmos e planejarmos o nosso FUTURO.

O Planejamento Participativo tem os objetivos de:

•⁠ ⁠Mobilizar e informar a comunidade para a elaboração do Planejamento Participativo da Ecovila;
•⁠ ⁠Fortalecer a organização comunitária;
•⁠ ⁠Instrumentalizar as(os/es) associadas(os/es) para atuarem como lideranças comunitárias, envolvendo uma abordagem participativa e includente;
•⁠ ⁠Organizar as demandas comunitárias num documento que oriente a implementação de ações com base em prioridades definidas participativamente;
•⁠ ⁠Estimular a discussão para a definição da governança da Ecovila.

O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO é como uma PONTE construída pela comunidade para sair da situação atual e chegar numa situação futura desejada.

Ecovila inscreve projeto em Programa de Apoio a Projetos da ACIF

Ecovila inscreve projeto em Programa de Apoio a Projetos da ACIF

Por Rafael P. Moreira

A Ecovila São José se inscreve no edital do Programa de Apoio a Projetos (PAP) da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) com a proposta “Ecovila Inteligente Aprendente”, tendo como foco capacitar a associação como um agente transformador ativo, tanto internamente quanto na região.

O projeto foi desenvolvido pelas comissões de Educomunicação, Educação (Grupo de Trabalho do PPP) e Conselho Administrativo, com objetivo de investir o valor disponibilizado pelo edital na continuidade do desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Ecovila, que vem sendo construído desde 2020.

Atualmente a Ecovila São José promove e facilita a construção do seu PPP, junto aos seus associados e associadas, de forma voluntária. Se aprovado, serão R$20.000,00 aplicados ao longo do ano de 2023 para promover palestras, contratar profissionais da educação e comunicação, os quais viabilizarão eventos, palestras, notícias e outras ações. Além do financiamento externo, o grupo estuda a possibilidade de investimento da Ecovila para continuidade do desenvolvimento do PPP, ainda em 2022. O documento do projeto pode ser visualizado através deste link.

As atividades do projeto estão planejadas para iniciar em janeiro de 2023 com a revisão do cronograma e o agendamento com especialistas em processos de aprendizagem colaborativa. Em fevereiro de 2023 acontecerá o evento que irá lançar o projeto e apresentá-lo para o público comunitário. Durante o ano será construído o Centro de Documentação (CEDOC) da Ecovila; o desenvolvimento dos marcos conceitual, situacional e operacional; a consolidação do núcleo de educomunicação; imersões com especialistas; saraus culturais; palestras; sistematização; e escrita do documento do PPP. Também serão realizadas resenhas de trabalhos acadêmicos sobre a Ecovila, além de avaliações do processo e desenvolvimento de caminhos futuros do PPP. Agora é torcer para que o projeto seja aprovado. O resultado do edital e assinatura do contrato acontecem em dezembro de 2022.

Confira o vídeo de apresentação do projeto e para mais detalhes consulte o projeto na íntegra.

Ecovila adquire quadriciclo

Ecovila adquire quadriciclo

Veículo agilizará manutenções e o cuidado com a área de preservação

A partir da necessidade de mais agilidade dentro de seus limites, a Ecovila São José adquiriu um quadriciclo no início de 2020. Segundo o tesoureiro da Ecovila, Alexandre Bogo, o veículo irá viabilizar a atuação em várias frentes de trabalho: o sistema hídrico, tanto manutenção diária quanto a implantação do novo projeto do Sistema de Águas e Abastecimento (SAA); demarcação da área com a fixação dos marcos de concreto, possibilidade de construção de cerca e de realização de plantios de reflorestamento; realização de monitoramento da área e manejo de áreas mais afastadas; no apoio aos eventos que ocorrem ao longo do ano, que demandam movimentação de insumos; para auxiliar no manejo de espécies nativas e cultivadas, levando equipamentos e material para adubação. Num segundo momento, pensando na sustentabilidade alimentar da Ecovila, o quadriciclo funciona como um mini-trator, com o qual é possível carregar insumos e materiais para o cultivo.

Quadriciclo caminho Tupynambá

Quadriciclo apoiando manutenção dos caminhos da Ecovila

A compra foi financiada totalmente pelo Banco da Terra (recurso da associação proveniente dos títulos de cessão de uso) e prevê o retorno do valor investido no veículo. Bogo explica que essa previsão de retorno é um critério utilizado em todas as despesas praticadas pelo Conselho Administrativo da Ecovila. No caso do quadriciclo, as horas de uso do equipamento destinadas às tarefas de manutenção, serão custeadas por recursos da taxa de manutenção paga pelos sócios titulares. Isso é possível com o uso de um aplicativo (app) chamado Time Tracking, um gerenciador de horas onde o veículo tem uma conta específica para que sejam contabilizadas suas horas de uso. Cada atividade que precise usar o equipamento paga as horas de uso. Com isso se pretende fazer a sua manutenção e pagar seu custo ao longo do tempo. Após quitar o financiamento com o Banco da Terra, os recursos passam a compor um fundo para a renovação do veículo ou compra de outros equipamentos. O equipamento foi comprado em Jaraguá do Sul, por 29.611,00, incluído o frete, bola de reboque, extensores e um capacete. Com a diferença de preço, em relação a Florianópolis, foi feita uma economia de R$ 4 mil na compra.
Veículo é um mini trator que pode carregar insumos para áreas de difícil acesso

Com vários projetos para serem executados, a demarcação e a necessidade de manutenção constante na área da Ecovila, foram iniciadas obras para possibilitar o acesso do quadriciclo aos locais mais necessários. Primeiramente estão sendo qualificados os acessos às caixas d’água, com a previsão de continuar depois a melhoria dos acessos à área de preservação. A perspectiva é que todos os caminhos comportem também a passagem do veículo. 

Caminhos serão ampliados para passagem do quadriciclo

O zelador do quadriciclo é o sócio titular Lucas dos Santos Ferreira, que está empolgado com as possibilidades de uso. “Aos poucos estamos arrumando os caminhos para poder circular e monitorar nossas terras. Tanto os extremos, como as áreas onde tem corte ilegal de palmito, de gente que vem de fora para cortar aqui nas nossa terras. Ele também pode ser útil para tentar inibir caçadores”, conta Lucas. Ele também informa que está em estudo o aluguel do veículo para outros moradores, com um custo de diária entre 1% e 5% do valor de compra.
A ideia de ter um veículo para ajudar todas essas frentes de trabalho da Ecovila já é antiga, segundo Lucas.  Agora ela amadureceu e se concretizou em mais uma melhoria das condições de manejo de nossas áreas de moradia, cultivo e preservação.

Oficina de Ijexá

Oficina de Ijexá

Vamos concentrar a oficina de Ijexá na quarta feira (29/01) das 16h às 19h na Oca. Interessados compareçam nesse dia!

Faremos um pequeno intervalo para lanche e logo em seguida faremos o ensaio para Iemanjá! Estão todos convidados!!

Inscrições e mais informações clique aqui  ou ecovilasaojose@gmail.com

Pin It on Pinterest