Veículo agilizará manutenções e o cuidado com a área de preservação
A partir da necessidade de mais agilidade dentro de seus limites, a Ecovila São José adquiriu um quadriciclo no início de 2020. Segundo o tesoureiro da Ecovila, Alexandre Bogo, o veículo irá viabilizar a atuação em várias frentes de trabalho: o sistema hídrico, tanto manutenção diária quanto a implantação do novo projeto do Sistema de Águas e Abastecimento (SAA); demarcação da área com a fixação dos marcos de concreto, possibilidade de construção de cerca e de realização de plantios de reflorestamento; realização de monitoramento da área e manejo de áreas mais afastadas; no apoio aos eventos que ocorrem ao longo do ano, que demandam movimentação de insumos; para auxiliar no manejo de espécies nativas e cultivadas, levando equipamentos e material para adubação. Num segundo momento, pensando na sustentabilidade alimentar da Ecovila, o quadriciclo funciona como um mini-trator, com o qual é possível carregar insumos e materiais para o cultivo.
Quadriciclo apoiando manutenção dos caminhos da Ecovila
A compra foi financiada totalmente pelo Banco da Terra (recurso da associação proveniente dos títulos de cessão de uso) e prevê o retorno do valor investido no veículo. Bogo explica que essa previsão de retorno é um critério utilizado em todas as despesas praticadas pelo Conselho Administrativo da Ecovila. No caso do quadriciclo, as horas de uso do equipamento destinadas às tarefas de manutenção, serão custeadas por recursos da taxa de manutenção paga pelos sócios titulares. Isso é possível com o uso de um aplicativo (app) chamado Time Tracking, um gerenciador de horas onde o veículo tem uma conta específica para que sejam contabilizadas suas horas de uso. Cada atividade que precise usar o equipamento paga as horas de uso. Com isso se pretende fazer a sua manutenção e pagar seu custo ao longo do tempo. Após quitar o financiamento com o Banco da Terra, os recursos passam a compor um fundo para a renovação do veículo ou compra de outros equipamentos. O equipamento foi comprado em Jaraguá do Sul, por 29.611,00, incluído o frete, bola de reboque, extensores e um capacete. Com a diferença de preço, em relação a Florianópolis, foi feita uma economia de R$ 4 mil na compra.
Veículo é um mini trator que pode carregar insumos para áreas de difícil acesso
Com vários projetos para serem executados, a demarcação e a necessidade de manutenção constante na área da Ecovila, foram iniciadas obras para possibilitar o acesso do quadriciclo aos locais mais necessários. Primeiramente estão sendo qualificados os acessos às caixas d’água, com a previsão de continuar depois a melhoria dos acessos à área de preservação. A perspectiva é que todos os caminhos comportem também a passagem do veículo.
Caminhos serão ampliados para passagem do quadriciclo
O zelador do quadriciclo é o sócio titular Lucas dos Santos Ferreira, que está empolgado com as possibilidades de uso. “Aos poucos estamos arrumando os caminhos para poder circular e monitorar nossas terras. Tanto os extremos, como as áreas onde tem corte ilegal de palmito, de gente que vem de fora para cortar aqui nas nossa terras. Ele também pode ser útil para tentar inibir caçadores”, conta Lucas. Ele também informa que está em estudo o aluguel do veículo para outros moradores, com um custo de diária entre 1% e 5% do valor de compra.
A ideia de ter um veículo para ajudar todas essas frentes de trabalho da Ecovila já é antiga, segundo Lucas. Agora ela amadureceu e se concretizou em mais uma melhoria das condições de manejo de nossas áreas de moradia, cultivo e preservação.